ILHAS DIGITAIS
Projetos

O projeto Ilhas Digitais está inserido no Plano de Ação Ce@rá Digital cuja articulação foi realizada pelo Centro de Estratégias de Desenvolvimento do Estado do Ceará - CED, autarquia ligada à Secretaria do Planejamento do Governo do Estado do Ceará.

O plano Ilhas Digitais baseou-se em três idéias fundadoras:

1- A tecnologia da informação provocou, vem provocando e provocará impactos profundos na sociedade e na economia;
2- A tecnologia da informação apesar da crise conjuntural atual, chegou para ficar;
3- É possível desenvolver o cluster de tecnologia da informação em regiões e economias periféricas.

JUSTIFICATIVA PARA AS ILHAS DIGITAIS

Sabe-se que a tecnologia da informação - TI - foi o principal impulsor do aumento da produtividade nas economias industriais na década de 90. Além disto, foi o principal condutor tecnológico do processo de globalização e principal "banalizador" das informações entre os usuários da Internet. Apesar desses aspectos revolucionários, uma grande massa populacional, especialmente no Brasil e no Ceará, está à margem dos benefícios trazidos pela Internet. Esta população é a última da exclusão digital.

OBJETIVO GERAL DAS ILHAS DIGITAIS

Democratização da informação veiculada pela Internet e promoção da inclusão digital no Estado do Ceará, bem como dar oportunidade para os usuários a aprimorarem seus conhecimentos através de pesquisas na Web, realização de trabalhos informatizados (digitação, criação de planilhas, bancos de dados, etc.) incentivando-os a praticarem, adquirindo assim, uma certa experiência para o campo profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DAS ILHAS DIGITAIS

>> Criar oportunidades de aprendizagem e trabalho para a população;
>> Permitir o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e aproximá-los das decisões políticas através de conexão com a Rede Governamental;
>> Melhorar a comunicação entre comunidades (disponibilizando informações para um melhor entendimentos dos projetos desenvolvidos pelo Governo);
>> Oferecer novas alternativas de lazer e cultura para os jovens, ampliando seus conhecimentos e abrindo portas para uma realização profissional futura;

CONTEÚDO DAS ILHAS DIGITAIS

Unidades físicas padronizadas contendo cada unidade, 05 (cinco) computadores e 01 (uma) impressora, ligadas em rede e conectados à Internet. Cada Ilha contém também monitores responsáveis pela gestão da mesma, ou seja, orientação aos usuários, manutenção, etc.

MODELO DE GESTÃO DAS ILHAS DIGITAIS

A gestão das Ilhas Digitais é baseada na coordenação por uma instituição sem fins lucrativos, com apoio de parceiros que deverão se encarregar da administração, arrecadação, manutenção e segurança da Ilha Digital, de forma não transferir para o governo estadual qualquer tipo de despesa de custeio, garantindo uma sustentabilidade à Ilha Digital. Esta sustentabilidade se dará pelo subsídios de serviços, pela cobrança subsidiada do uso dos computadores, bem como da impressora e pelo apoio de parceiros padrinhos.

RESULTADOS SÓCIO-ECONÔMICOS PREVISTOS

>> Aumento das possibilidades de inserção de novos "profissionais" no mercado de trabalho;
>> Novas alternativas de lazer e cultura para os jovens;
>> Redução da violência;
>> Permitir o acesso dos cidadãos aos serviços públicos e aproximá-los das decisões políticas através de conexão com a Rede Governamental;
>> Melhorar a comunicação entre comunidades
>>
Maior participação social nas decisões políticas.

RESULTADOS EDUCACIONAIS PREVISTOS

>> Criar e dar oportunidades de aprendizagem.
>> Democratização e descentralização do acesso às novas tecnologias de informação no Estado.
>> Fontes de informação para a construção do saber.

FUNDAMENTOS SÓCIO-ECONÔMICOS E EDUCACIONAIS PARA A ESCOLHA DO PÚBLICO DAS ILHAS DIGITAIS

Conceituação dos Públicos Relevantes para o Projeto
O público relevante é formado de jovens de baixa renda (classes C e D)


Identificação dos Perfis dos Públicos
Essa identificação dar-se-á através da localização da referidas Ilhas nas comunidades (bairros) de baixa renda.

Localização do Público
O público alvo das Ilhas pode ser encontrado nos bairros da periferia de Fortaleza e, em geral, nos municípios onde o acesso às tecnologias de informação(TI) é muito restrito
.

FUNDAMENTOS SÓCIO-ECONÔMICOS E EDUCACIONAIS PARA A ESCOLHA DOS PRODUTOS INFORMACIONAIS DAS ILHAS DIGITAIS

Conjunto de Informações Relevantes para o Público do Projeto

E-mail, Internet, possíveis convênios com SEBRAE, SENAC, SENAI, biblioteca das universidades.

Conjunto de Informações Disponíveis

>>Pesquisa na Internet;
>>Acesso a informações turísticas, culturais e de lazer;
>>Serviços ao cidadão;
>>Orientação para uso;
>>Editoração de texto, planilha eletrônica, criação banco de dados.

Formas de obtenção dos Conjuntos Relevantes
Através de contas de E-mail, pesquisa na Internet.

FUNDAMENTOS PARA A ESCOLHA DOS PONTOS DAS ILHAS DIGITAIS

Serão privilegiados locais que apresentem segurança, infra-estrutura de comunicações, local de grande circulação de pessoas, técnicos de manutenção, existência de um núcleo de apoio bem organizado e comprometido com o projeto.

CRITÉRIOS DE LOCALIZAÇÃO DAS ILHAS DIGITAIS

Empresas Privadas
A empresa privada que desejar abrigar uma Ilha Digital deverá estar localizada na Região Metropolitana de Fortaleza - RMF e no interior do Estado e manifestar interesse pela Responsabilidade Social.
No caso da RMF, a empresa privada deverá localizar-se em bairro da periferia que comprove grande maioria da população jovem e carente (existência de expressiva quantidade de pessoas na faixa etária de 16-25 anos e nas classes C e D) com base em dados demográficos (população ... / população total);
No caso do interior, a empresa deverá colocar a Ilha Digital na área central e movimentada da cidade.
A empresa privada deverá apresentar histórico de estabilidade (funcionar por mais de 5 anos no local, portefólio, etc.);
A empresa privada deverá apresentar histórico de atividades de responsabilidade social;
Fácil acesso, próximo a terminais de ônibus, etc.

Nos Municípios

>>Existência de expressiva quantidade de pessoas na faixa etária de 16-25 anos;
>>Existência de CVT's, CENTEC's e/ou NIT's;
>>Municípios do PROURB.

Posicionamento dos Pontos

Os pontos deverão localizar-se em bairro da periferia que comprove grande maioria da população jovem e carente (existência de expressiva quantidade de pessoas na faixa etária de 16-25 anos e nas classes C e D) com base em dados demográficos (população ... / população total);
Em locais de fácil acesso, próximo à avenidas, terminais de ônibus, em associações comunitárias onde já existam um núcleo bem organizado. Locais com grande fluxo de jovens, próximo a escolas e áreas centrais e movimentadas nas cidades do interior.
Placas visíveis da 1) Ilha Digital e 2) Ce@ra Digital. Os parceiros estratégicos tem direito a propaganda adentro da Ilha e o parceiro operacional tem direito a propaganda na fachada da Ilha. O projeto arquitetônico é padrão para todas as Ilhas, tendo flexibilidade na distribuição dos equipamentos de acordo com cada ambiente.

FUNDAMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE PARA MONTAGEM DAS ILHAS DIGITAIS

Hardware:

>>Microcomputador Pentium, AMD K-6;
>>Memória RAM de 128Mb (mínimo);
>>Kit Multimídia;
>>Placa de Rede Ethernet


Software:

>>Sistema Operacional Windows 2000 Professional;
>>Office 2000 Standard;

PROCESSOS PARA DIVULGAÇÃO E CONTATO COM O PÚBLICO ESCOLHIDO

Rádio local, folder, televisão, Jornal, etc.

PROCESSOS PARA PREPARAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS PONTOS

1- Contato com os parceiros;
2- Visita ao local;
3- Projeto arquitetônico;
4- Construção do quiosque ou reforma do prédio para a Ilha Digital;
5- Entrega dos computadores e impressora;
6- Inauguração.

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